sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Guerra dos Tronos - As crônicas de gelo e fogo - George Martin


A Guerra dos Tronos é um livro bem intenso. A história se passa com a fantasia e a magia se intercalando a todo o tempo. Em uma época que os verões e invernos podem durar décadas conhecemos lorde Eddard Stark.
Ele é escolhido por seu amigo Rei Robert Baratheon para ser a ‘Mão do Rei’, uma posição de respeito.
Ao aceitar e seguir o Rei para morar junto com a realeza, Eddard se depara com uma mistura de armações e traições em meio a lutas por honra e poder.
Além da muralha que cerca o reino, o príncipe Viserys, que teve o trono usurpado, faz o possível para voltar e assumir o trono que antes fora de sua família. Tudo se resume a guerra, poder, e muito sangue derramado.
Em cada capítulo a narrativa é sobre os oito diferentes personagens principais, revezando assim a perspectiva da história. Dessa forma somos aos poucos cativados por cada um deles, vemos seus momentos de fraqueza e também de glória. Vemos as lutas que cada um enfrenta ao se deparar com situações em que suas vidas correm perigo e não é fácil dizer quem é vilão e quem não é.
O que esse livro, e a série, de George Martin mostra são as estratégias e forma como eles usam de manipulação para vencer a guerra dos tronos e possuir a coroa.
Admito que foi um livro que demorei bastante para ler. A primeira vez que o peguei, parei antes de chegar à página 50.
Depois resolvi que ia lê-lo de qualquer forma, e depois de passar pelas 100 primeiras páginas, já é fácil ter os personagens bem definidos e a forma como o livro é dividido passa a ser o diferencial. Pois os capítulos são curtos e sempre terminam em um clima de suspense que nos faz querer que chegue logo o outro sobre esse personagem.
Gostei do livro, mas achei um pouco cansativa a narrativa. Não sei se porque detalha muito as estratégias das guerras, mas o que sei é que não sou muito chegada a essas longas especificações do físico, das roupas e dos lugares.
Achei interessante porque o autor nos mostra durante todo o livro como é mais importante as estratégias para vencer uma guerra do que a força e a quantidade de guerreiros. Isso faz com que tenha mais descrições das estratégias de guerra do que batalhas sangrentas.
Por mais que tenha sido um livro um pouco cansativo, valeu muito a pena lê-lo, e recomendo principalmente para os apaixonados por fantasia e guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário